O que é a Alma?

 Na reposta mais simples é o que está dentro de nós

A Alma porém,  é muito mais do que isso, ela é responsável por quem você realmente é, ela é quem sente todas as dores inexplicáveis, é ela quem sente todas as alegrias indescritíveis.
 A alma é envolvida e coberta pelo corpo. Para que possamos entender bem o que é a Alma é necessário conhecermos também o corpo, pois ele é o responsável por envolvê-la, o corpo é a casa terrena da Alma, não podemos falar da Alma sem falar do corpo, pois os dois estão conectados, mesmo sendo diferentes em percepção, eles tem uma química impressionante, os dois sempre estão conectados.
O corpo é pura matéria, a Alma é totalmente diferente, não à enxergamos com olhos físicos, ela é invisível, não conseguimos enxergá-la. É muito interessante essa conexão entre o corpo e a Alma, e isto não é explicado em poucas palavras, é um assunto complexo, em relação a Alma, quanto mais se estuda menos se sabe, esse é o meu ponto de vista. 
O corpo é formado por células que apresentam formas e funções definidas, no corpo existem tecidos, órgãos e sistemas os quais funcionam de maneira integrada, o corpo é constituído por diferentes partes como pele, músculos, nervos, órgãos, ossos etc. é muito importante conhecermos bem o nosso corpo se quisermos entender bem essa química entre o corpo e a Alma. O corpo como vemos tem partes, tecidos e outras tantas coisas, um bom livro de biologia o ajudará a entender melhor tudo sobre o corpo físico detalhadamente, pois há muitas coisas além do que aqui fora descrito e que também faz parte da funcionalidade do corpo o qual é a casa da Alma e que influenciam nessa conexão corpo e alma. 
O corpo é a parte material e findável do ser humano, o qual perece com a morte, o corpo faz parte da terra, ou melhor pertence a terra, ele nos torna conscientes das coisas existentes nesse mundo, diferentemente da Alma, ela é que nos relaciona com o nosso intelecto, ela é um segundo corpo porém imortal.
O corpo possui cinco sentidos, visão, audição, olfato, paladar e tato, assim como o corpo capta som, odor, sabor e pode tocar e sentir, a Alma também tem suas percepções, ela capta tudo que o coração sente, ela nos ajuda a sermos felizes ou tristes, o nível de percepção da Alma é tão apurado quanto a percepção do corpo, apesar de suas percepções serem distintas, é muito importante cuidarmos de nossa Alma, pois ela é responsável pela paz interior, pelo equilíbrio de nossos sentimentos, como amor, alegria, paz, raiva, ódio, magoa, tristeza etc.
Quando falamos do corpo e da Alma, logo subentende-se que existe dois mundos, um para o corpo e outro para Alma, a união do corpo e da Alma é simplesmente a união desses dois mundos, um físico e outro espiritual.
O mundo físico pode ser visto a partir do corpo físico e não é algo separado do mundo espiritual da Alma, o universo está consciente que existe uma força unificadora desses dois mundos e que controla o universo, conhecido e chamado de monoteísmo, partindo desse motivo podemos entender sobre a Alma e seus paralelos no corpo humano. Assim como o corpo precisa de seu sustento físico como ar, água e alimento, para que a partir de seus nutrientes haja um fortalecimento das forças mentais, do raciocínio, concentração etc. assim a Alma também exige elementos diários para seu sustento, sustento este conhecido por seu Criador. A Alma é uma essência inseparavelmente ligada a D'us, antes de uma Alma ser revestida pelo corpo ela passa por cinco mundos, cinco níveis diferentes, níveis de consciência de D'us, que corresponde a níveis de realidade e de revelação, a Alma quando é envolvida pelo corpo mostra um reflexo da forma Divina, considerada como um molde espiritual da forma física do ser humano, ligando assim seu corpo a Alma, isso só é possível porque sua Alma está ligada a D'us, ao ser humano lhe é incluído toda a criação dentro dele, tanto a espiritualidade mais elevada, como a fisicalidade mais mundana, isso é fato.
Uma vez que a Alma está ligada a D'us, o nível dela em essência transcende todos os mundos, isso é descrito como sendo verdadeiramente parti de D'us acima e como uma centelha de D'us, o Criador envolto em uma centelha da criatura.[Olha que coisa perfeita, é muita perfeição em uma criação a qual desconhece seu verdadeiro valor]
Assim como a Alma e tudo que vemos e o que não vemos, foram criados também por D'us, após Ele ter criado o corpo de Adão do pó da terra, Ele soprou em Adão o fôlego de vida. (Gênesis 2.7). Esta é a Alma, a força Vital que foi soprada no corpo, uma realidade superior é revestida em uma inferior, a partir do momento em que a Alma é revestida pelo corpo, começa-se uma evolução, tanto da Alma como do próprio corpo, esse nível de evolução são estágios que serão percorridos até que a Alma alcance os cinco níveis pelo qual ela passou para chegar até o momento de ser envolvida pelo corpo, o nível mais baixo da Alma é o de consciência e percepção do corpo e do mundo físico. Embora o intelecto possa ser usado extensivamente, o foco principal é o intelecto e a contemplação, com a finalidade de despertar as emoções.
 A atividade primária da Alma está na compreensão conceitual do intelecto, como afirma o versículo do livro de Jó 32:8 - E a Alma do Todo Poderoso lhes dá entendimento.
O nível da Alma contempla a manifestação da energia Divina no mundo, a energia Divina nascente. Ao invés de uma existência super estruturada e qualificada, vem a noção de vir a existência do nada.    
A Alma chegará a um momento em que começará analisar princípios básicos e pensamentos impostos a ela, nesse momento ela buscará penetrar no essencial e não no efêmero.
O ser humano quando está com a Alma nesse ponto, a mente dela está focada no conceito Divino e todos os sentidos são anulados por um tempo, logo em seguida, devido a grande quantidade de Luz espiritual que ela está experimentando, como emoções, amor e admiração são despertados automaticamente dentro dela, nesse momento o coração está arrebatado e deseja ardentemente a Divindade, nesse momento o amor é revelado em sua plenitude no coração.
Isso é descrito no versículo como amar a D'us com toda a sua Alma, (Deuteronômio 6:5) isso pode ser interpretado como comunhão com D'us O Criador dos mundos pelo qual a Alma passou.
Mas afinal de contas o que é a Alma?
É uma energia Divina existencial além da matéria, é a parte de nós que existe além do corpo e de todos os sentidos.
A Alma é um pedacinho de D'us dentro de nós, quando nos damos conta disso a vida passa a ter um outro sentido e a morte passa a ser nada mais que uma separação entre o corpo e a Alma, ainda que dolorosa para os que se despedem.

@umacentelhavital

         
     

Comentários

Fale comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *