Malchut - décimo Sefirot

 Malchut - A humildade da realeza


Malchut ( lit. soberania a última das dez Sefirot Divinas e seus correspondentes Middot mortais, atua como um elo de transição para um mundo inferior).

 Malchut contém duas qualidades opostas, exaltação e humildade.
 Keter é o inicio e está encaixado em Malchut, dessa forma o produto final que é Malchut é a intenção original de todo processo de emanação, ou seja, quando Malchut está contido na intenção original que é Keter, logo está em um estado de exaltação, descendo ela para o seu lugar de última Sefirot, está em um estado de Humildade, Malchut está em todos os estados simultaneamente.
 De certa forma Malchut, recebe tudo que possui das outras Sefirot, é descrito na Kabalah  ''como não tendo nada próprio'', dessa forma o Zohar compara Malchut a Lua que não tem luz própria. Por outro lado, Malchut é a revelação final da luz Divina, para a qual todo o processo começou, foi com o propósito de Malchut que todas as Sefirot foram emanadas, Malchut é tanto o receptor quanto a consumação da doação.
 O sétimo dia da Criação, dia de Shabat, é portanto a cessação do trabalho, os sábios dizem: ''Quem trabalha antes do Shabat comerá no Shabat''. Isso quer dizer que todos os seis dias da Criação que precedem o Shabat devem fazer seu trabalho se o ponto culminante da criação for revelado no dia do Shabat.
 O Zohar ( III, 92b) afirma: '' Cada dia faz seu trabalho''. Ao cumprir sua função, o propósito de cada dia é consumado.
 O Zohar expressa isso perfeitamente, afirmando: '' A partir do dia do Shabat, todos os outros dias se tornam abençoados.'' Isso se aplica retroativamente e proativamente. A Torá declara na conclusão da Criação: ''E a obra foi concluída...e D'us abençoou o sétimo dia e o santificou'', nesta frase o Zohar declara: '' a coroa Celestial ( keter elyon) é a coroa do Reino ( Keter Malchut)''. A mais elevada das Sefirot, Keter, está portanto ligada à mais terrena, Malchut.

           @umacentelhavital


     

Comentários

Fale comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *