Profetisas do Judaísmo

 As sete profetisas do povo judeu


O Talmud nos diz que houveram 48 profetas e 7 profetisas do povo judeu, o Talmud ainda nos afirma que havia muito mais do que 48 profetas, uns colossais de 1.200.000 profetas, porém, apenas os profetas que sua mensagem era relevante para as gerações futuras fizeram parte dessa lista, as sete profetisas foram: Sarah, Miriam, Deborah, Chanah (Hannah), Abigail, Huldah, Ester.
-Sarah, esposa de Abraham era uma parceira que espalhava a crença monoteísta e a moralidade, enquanto Abraham liderava os homens, Sarah cuidava das mulheres.
 Os descendentes de Abraham e Sarah desceram para o Egito, onde foram escravizados pelo Faraó.
 - Miriam, (que significa amarga) naqueles tempos difíceis era uma criança, filha de Amram e Yocheved, seu pai era o líder da geração e sua mãe uma parteira muito ocupada. Miriam adivinhou que seus pais estavam destinados a dar a luz a criança que tiraria o povo da escravidão, Moisés o redentor de Israel.
 - Deborah, a profetisa governou Israel sob uma tamareira na terra de Efraim, um dos motivos pelos quais esse escritório era ao ar livre é que ela tinha medo de ficar sozinha com homens que vinham buscar seus conselhos e, portanto, optou por encontrá-los à vista de todos. Ela transmitiu a mensagem de D'us ao General Barak de que ele deveria ir à guerra contra os cananeus, que estavam oprimindo o povo de Israel. O  General Barak só concordou em ir a guerra se Deborah fosse junto com ele, ela concordou e, os israelitas venceram a guerra.
- Chanah (Hannah), foi casada com o profeta chamado Elkanah. Chanah não teve descendência, porém, a outra esposa do seu marido, Peninah, foi abençoada com muitos filhos. Em um feriado ela ficou tão triste que foi ao tabernáculo e chorou, orando silenciosamente, ela prometeu a D'us que se ela fosse abençoada com um filho, o daria a D'us todos os dias de sua vida. Sua oração era incomum, pois era silenciosa, na época o sumo sacerdote Eli, achou que ela estava bêbada, quando Chanah explicou o que estava fazendo, ele ficou impressionado, compreendeu e concordou com ela que estava certa, na verdade muitas leis da oração judaica são derivadas da oração de Chanah.
- Abigail, era uma mulher muito sábia e bela, era esposa de Nabal, era um homem mesquinho, ele era tão rico quanto mau, recusou-se a dar provisões ao rei Davi e seus homens, Abigail deu-lhes pão, vinho, carne e frutas secas e convenceu Davi a não matar a seu marido, de acordo com o Talmud, ela o fez usando provas da lei judaica, dez dias depois, Nabal morreu e ela e Davi se casaram, a tradição nos diz que ela fez mais do que apenas dizer palavras sábias, mas que ela realmente profetizou a Davi.  
- Huldah, a Profetisa, foi quem encorajou o Rei Josias a continuar seu programa de renovação do Templo Sagrado em Jerusalém e reintroduziu o serviço a D'us. Depois que o Rei perguntou a ela o significado do rolo da Torá aberto que havia encontrado no Templo ela transmitiu a seguinte mensagem de D'us ao Rei:  
Trarei uma calamidade sobre este lugar e sobre seus habitantes - todas as palavras do livro que o rei de Judá leu - porque eles Me abandonaram e adoraram outros deuses. . . Portanto, minha ira se acenderá contra este lugar e não se apagará.
Mas para o rei de Judá . . . Porque o seu coração era terno e você se humilhou perante o Senhor quando ouviu o que eu decretei contra este lugar e contra seus habitantes. . . e você alugou suas roupas e chorou diante de mim - eu ouvi você. Portanto, vou reunir-vos a vossos pais e ireis para a sepultura em paz; seus olhos não verão todo o infortúnio que trarei sobre este lugar.  
- Ester, a única mulher autora de um livro da Bíblia, Ester foi a garota judia que se prontificou e salvou o seu povo judeu, então exilados na Pérsia, do ímpio Hamã, que desejava eliminá-los em um único dia.
 Levada ao palácio do rei contra sua vontade, Ester usou sua posição como rainha para expor Hamã como um malandro maquinador, e seu povo foi salvo. Trabalhando junto com seu primo Mordechai , ela registrou o Livro de Ester para toda a posteridade, para ser lido todos os anos em Purim , o dia em que os judeus celebraram depois que seus inimigos foram derrotados.

                                      @umacentelhavital

Comentários

Fale comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *