Níveis da Alma

 Cinco níveis da alma

A alma humana é a mais complexa e elevada, nossos Sábios dizem que, a alma é chamada por cinco nomes, Nefesh (respiração), Ruach (vento, espírito), Neshamah (respiração), Chayah (vida), Yechidah (singularidade), os mestres chassídicos explicam que os cinco nomes da alma descrevem cinco dimensões da alma.
. Nefesh é a alma como motor da vida.
. Ruach é o emocional e a personalidade.
.Neshamah é o eu intelectual.
.Chayah é o eu Supra-racional, a sede da vontade, do desejo, do compromisso e da fé.
.Yechidah conota a essência da alma, sua unidade com sua fonte, a essência singular de D'us. Pois a essência da alma do homem é literalmente uma parte de D'us acima, um pedaço de D'us em nós.
 A alma humana é, o único supranatural, além do Criador, um ser que não é limitado por sua natureza, um ser que pode transcender a si mesmo, um ser que pode escolher não apenas reagir ao seu ambiente, mas agir sobre ele. A essência divina da alma é o que coloca o ser humano acima e à parte de todas as outras criações, até mesmo acima dos anjos, mesmo sendo eles são mais espirituais, o ser humano, porém, é mais Divino, é apenas na alma humana que D'us comunicou Sua própria essência. Nenhuma criação pode possuir verdadeira liberdade de escolha, uma criação consiste apenas no que seu Criador lhe comunicou, esta é sua natureza, e todas as suas inclinações e ações serão ditadas por sua natureza.  
 Uma alma é formada no ventre dos reinos espirituais, onde adquire sua identidade e missão distintas, para cumprir esta missão, ela é enviada ao reino físico e equipada com um corpo, aqui a alma Divina é desafiada pelas necessidades e desejos conflitantes, estando aqui, a realidade divina é obscurecida pela densa individualidade do corpo e do mundo físico, neste desafio perpétuo, a alma pode expressar e realizar plenamente seu poder divino.
Os mandamentos Divinos são o projeto para a criação que orienta e instrui a alma em sua missão na vida, os mandamentos Divinos são o alimento para alma, através deles a alma ingere e digere a sabedoria Divina e lhe é fornecida a energia Divina para preservá-la em sua missão e superar seus desafios.
 Após a conclusão da sua vida física, a alma retoma um estado puramente espiritual, ela não pode mais cumprir mandamentos, porém, as ações Divinas que ela realizou durante sua vida física, a elevaram a alturas que nem ela mesma poderia ter contemplado antes de sua queda, esses mandamentos são como sementes que criam raízes no solo do mundo físico, crescem e se multiplicam, alimentando ainda mais a ascensão da alma, assim como as boas ações realizadas no mundo físico por outros pelo mérito da alma que partiu.
 Por fim a alma se reunirá com o corpo, na era messiânica, a ressurreição dos mortos, que dará início a um mundo vindouro de vida física eterna, em que a morte será erradicada para sempre, no mundo vindouro a totalidade da criação refletirá plenamente o infinito e a perfeição do seu Criador, e a vontade física transcenderá a finitude e a mortalidade que a definem no mundo imperfeito de hoje.      

   @umacentelhavital


 

Comentários

Fale comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *