O Físico depende do espiritual
O espiritual depende do físico
A parte física do corpo deve ser preservada, Maimônides um grande cabalista e grande legislador das leis do judaísmo o qual era um excelente médico, a ponto de se tornar médico de um sultão.
Maimônides escreveu várias dicas de como cuidar do corpo, ele afirmou que cuidar do corpo humano é uma parte do serviço a D'us.
Uma pessoa que cuida apenas da alma e que não cuida do corpo, não estará servindo a D'us da forma corretam, pois há uma parte intrínseca da nossa vida que é ter um corpo saudável, pois para participar das liturgias do culto é necessário uma saúde física e não somente mental, pois se uma pessoa quer rezar e participar da liturgia será complicado devido vez outra a saúde está fragilizada, dessa forma a primeira coisa que devemos fazer é cuidar da saúde física, esse é o primeiro passo rumo a evolução da alma. O Baal Shem Tov ele ensinava que o corpo tem uma energia especial que se servimos a D'us só com a alma não estaremos cumprindo corretamente a nossa missão na terra, não alcançaremos a verdadeira evolução. Pois só a fusão corpo e alma, ou seja, físico e espiritual podem juntos cumprir com a missão dada a eles por D'us, só com essa fusão podemos obter o resultado para o qual D'us nos criou. Na era messiânica será o corpo que dará vida para alma, assim relata a cabala. A nossa alma vem do mundo de tikun, mas o nosso corpo veio de um mundo o qual ele tem muito mais energia do que a alma, o mundo de Tohu, a Torá nos fala que a escolha de D'us foi no nosso corpo e não na nossa alma, o corpo tem uma elevação maior do que a alma, porém isso está oculto, toda nossa missão nesse mundo é trabalhar o nosso corpo e descobrir, a energia espiritual que tem nele, o equilíbrio é a conexão de alma e corpo e os dois juntos servir a D'us com perfeição e atingir um nível mais elevado.
Todas as vezes que algo está errado no nosso corpo, há sempre um órgão que está precisando de cuidados especiais, se não cuidamos dele, a tendência é que os outros órgãos também comecem a adoecer e generaliza.
Observe que basta uma dor de cabeça para desequilibrar todo o resto do corpo, não conseguimos pensar corretamente, não conseguimos nos concentrar, a nossa respiração altera, pois ficamos irritados, o coração bate com mais rapidez etc. saúde na verdade é um equilíbrio de todo o corpo humano, quando todo o corpo funciona bem, há saúde plena, a cabala mostra que a saúde do corpo é também a saúde da alma, e a saúde da alma é a saúde do corpo, esse equilíbrio proporciona saúde para ambos. O Talmud fala que dores no corpo podem ser de problemas espirituais, pois se o corpo bom é o que está em pleno funcionamento equilibrado, isso mostra que na alma também é assim.
Para que possamos entender de uma forma mais profunda tudo isso é necessário conhecermos a respeito das dez sefirot.
As sefirot é a base da kabalah. Existe um desenho das dez sefirot que nos faz entender melhor como tudo isso funciona.
As dez sefirot elas são divididas em três colunas, uma para direita, uma para a esquerda e uma outra central, elas contém as dez sefirot, que são os instrumentos de poderes que D'us usou para criar o mundo, isso quer dizer que a energia vital que D'us envia para a sua criação passa através das dez sefirot, por isso, tudo que nós conhecemos, todo universo espiritual e físico, sempre irá funcionar baseado nas dez sefirot, elas são comparadas com o corpo humano, pois cada órgão do corpo é equivalente a uma dessas dez sefirot, ou está ligado diretamente a uma delas, então quando uma pessoa tem algum tipo de problema no corpo onde às vezes a medicina tradicional não consegue resolver, pode está diretamente ligado a algum problema em uma das dez sefirot. As sefirot estão localizadas em nós, na verdade elas estão em nossa alma, pois a nossa alma funciona baseada nas dez sefirot, quando temos um bom equilíbrio nas dez sefirot é mais difícil ficarmos doentes, para que isso aconteça é preciso que todo o corpo também esteja bem cuidado para o perfeito equilíbrio, ou seja, para termos uma boa saúde física temos que cuidar bem da nossa alma. Saúde na alma significa equilíbrio. Em relação a divisão das dez sefirot, acontece da seguinte forma: a coluna da direita, eleva sempre para o lado da bondade, a coluna da esquerda, ela se estende para o lado da severidade, a pessoa equilibrada ela se mantém entre os dois extremos. A sefirot da direita se chama Chessed que é bondade, a da esquerda se chama Guevurá que é severidade, o equilíbrio é uma mistura das duas, ou seja, essa mistura faz com quê você saiba o momento certo de dizer um sim ou um não, o extremismo de Chessed não é bom, como o extremismo de Guevurá também não é bom, tem que existir um equilíbrio das duas. O mundo hoje fala de alto estima, como por exemplo: pensa mais em você, cuida só de você, vivi pra você, tudo gira em torno de elevar a alto estima.
Quando recorremos aos livros chassídicos e até mesmo a própria Kabalah, vemos o esforço da humanidade em épocas passadas que era totalmente o contrário, as pessoas falavam: ''seja mais humilde'', ''seja menos egoísta'', etc. os dois modos são verdadeiros, tanto é que na Torá, tanto a alto estima quanto a humildade são importantes, porém, deve-se ter um equilíbrio entre as duas situações, a Chassidut e a Kabalah, afirma que não se deve ter extremismo nem de Chessed (bondade) e nem de Guevurá (severidade), o correto é o equilíbrio entre as duas coisas, essa é a harmonia perfeita entre Chessed e Guevurá.
Tanto Maimônides, como a Kabalah, mostra que uma pessoa que escolhe esse equilíbrio, consegue ser uma pessoa saudável no âmbito espiritual, e que essa saúde se estende para o corpo.
O fator psicológico de uma pessoa determina muitas vezes a vulnerabilidade de uma pessoa adoecer fisicamente, tem pessoas que muitas vezes está doente, mas pelo fato da mesma ser confiante, tranquila e está sempre positiva, ela se recupera com mais facilidade, o fator psicológico tem influência sobre a forma física. Quando uma pessoa está vivendo em um desses dois extremos, ela tende a adoecer e não basta cuidar do físico apenas, há uma necessidade de cuidar do espiritual e dessa forma buscar um equilíbrio completo.
A sefirá, também é conhecida como a árvore da vida, resumindo as diferentes partes da vida emocional.
Os sete atributos emocionais são:
Chessed, Guevurá, Tiferet, Netzach, Hod, Yessod, Malchut
. Chessed - doação, amor, bondade, benevolência.
. Guevurá - poder, temor, justiça, disciplina, restrição, reverência.
. Tiferet - equilíbrio, compaixão, beleza e harmonia.
. Netzach - confiança, resistência, fortaleza, ambição.
. Hod - agradecimento, perseverança, sinceridade, humildade, esplendor.
. Yessod - verdade, vínculo, alicerce, auto-realização.
. Malchut - nobreza, soberania, liderança.
As demais sefirot e sua experiência interior:
keter, Chochma e Biná
. Keter - supra-consciência, fé, prazer e vontade.
. Chochma - sabedoria, percepção, altruísmo.
. Biná - entendimento, análise, júbilo.
Em certos textos cabalísticos, uma sefirá adicional é mencionada, mas na realidade só existem dez sefirot e não onze, às vezes keter é contado em dez, e outras vezes Daat é contado em vez de Keter, isso dependerá do ponto de vista, se alguém está olhando para as sefirot do ponto de vista do Criador, ou do ponto de vista da criatura, por exemplo: No processo de criação, as sefirot emanaram de cima, ou seja, de D'us para o mundo físico, nesse caso Keter é contado e não Daat, pois é a manifestação da vontade Divina, de outra forma é quando o processo é de baixo para cima, ou seja, o homem elevando-se de nível, em seu desejo de se apegar ao Criador, neste caso Daat é contado e não Keter, uma vez que o último é um nível tão sublime que geralmente está além da capacidade de compreensão do indivíduo médio, o poder de Daat são: conhecimento, concentração e unificação.
@umacentelhavital
Comentários
Postar um comentário